Unhappy endings


Estou ficando velho. Não, não são só os cabelos brancos que proliferam. São sensações e impressões .

Outro dia fiquei acordado até de madrugada revendo um filme que devo ter visto a primeira vez quando tinha uns 16 anos - The Great Gatsby.

Lembrava vagamente da história, o romance dele com a chatíssima Mia Farrow (chatice que não é limitada a esse filme, mas perpassa toda a sua carreira), as festas no casarão e a morte no final (já não lembrava quem matava e por que) que me lembrou muito a cena inicial de Sunset Boulevard (em péssima tradução "O crepúsculo dos deuses) outro grande filme trágico.

Fiquei incomodado com situações e frases do filme . "Meninas ricas não casam com meninos pobres..." ; " ...por quê você não esperou ...? " ; ou quando ela diz ao primo " se você não tem dinheiro para casar com ela, tenha um caso.." Eu sei que você vai dizer que a vida é assim mesmo mas, se eu achasse a realidade satisfatória não escreveria insanidades.

Ele apaixonado, ela oportunista. Ele esperançoso, ela inconseqüente (não só em relação ao romance como em relação à vida). Nunca se sabe qual foi a forma, provavelmente ilegal, que ele usou para enriquecer. Os fins não justificam os meios, mas o objetivo romântico dele era mais forte.

Tão forte que não percebeu que ela nunca voltaria para ele. É perceptível que ela não vai voltar. Tanto durante o romance de verão quanto na crise dela com o marido no final do filme.

Mas ele não perdeu a esperança de que ela iria voltar. Ele não queria que o verão acabasse, mas concordava que existiriam outros verões pela frente (que acabaram não acontecendo).

Nada como uma história de amor sem happy ending para encerrar o dia

Comentários

Anônimo disse…
Eu ficaria preocupada se você passasse as madrugadas arrancando os cabelos brancos! ahuahuahua!
Unknown disse…
sei não achei melancólico demais, sua assumida velhice ,(heheheh),junto ao romantismo do moçoilo e toda essa descrença no final feliz...não assisto ao filme nunca mais, entristeci

bijim
Taty disse…
E quem disse que todas as histórias de amor precisam ter final feliz? Se fosse assim, o mundo seria sem graça!

Postagens mais visitadas deste blog

Poemeto sintagmático

Basium, osculum e suavium

Mais ditados impopulares