Contículo anacolútico

Sérgio chegou desabando uma torrente de afirmações desconexas. Ele, nada podia assustá-lo. Enquanto falava, eu parecia que estava ficando zonzo.

Deixe-me ver... É necessário começar por... Não, não, o melhor é tentar novamente o que foi feito ontem. Minha mãe, você sabe, não há idade nem desgraça que lhe amolde a índole rancorosa e lá o pai, esse coitado, as coisas não lhe correram bem. Entre os dois, a empregada, mas essas criadas de hoje não se pode confiar nelas.

Você sabe que, a mim, eu gosto de estimar e respeitar os meus amigos e eu não me importa a desonra do mundo, nem o fato de morrer, todo o mundo vai morrer.

Tentei interrompê-lo dizendo que o forte, o covarde seus feitos inveja, nada adiantou, quem escuta de si ouve.

Acredita que ela disse que esses miseráveis que se viram desalojados, não digo propriamente nada contra eles, mas não servem para nós... ?

Novas espécies de preconceitos, pensava em como é misteriosa a natureza humana. Justo nós que vivemos na situação de pobre quando come frango, um dos dois está doente.

Tentei mostrar que a mãe, ninguém é melhor cozinheira, não se satisfazia com qualquer um, mas não adiantou.

E continuou a peroração: a beleza, é em nós que ela existe. Eu sei que uma coisa pensa o cavalo; outra quem está a montá-lo, mas ela não podia dizer uma coisa dessas.

Eu, por bem farão de mim tudo e por mal, nada. Disse-lhe na cara que quem te não roga não lhe vás à boda. A vida, não sei realmente se ela vale alguma coisa. Agora, a rua onde moras, nela é que desejo morar.

Mais tarde, dois gatinhos miando no muro, conversávamos sobre como é complicada a vida dos animais.

Anacoluto: consiste em deixar um termo solto na frase. Normalmente, isso ocorre porque se inicia uma determinada construção sintática e depois se opta por outra.

Comentários

Braulio França disse…
Se o objetivo é ser insano, você é! Quando li o scrapt vi pela primeira vez na vida, palavras que me fizeram perder a concentração, "Contículo Anacolútico" minha nossa!O que é isso! Agora ele pirou mesmo...
Anônimo disse…
Na construção sintática usa- se tijolos de seis furos?
Anônimo disse…
Eu imaginei, talvez estivéssemos anacolutizados nesse dia.

Postagens mais visitadas deste blog

Poemeto sintagmático

Basium, osculum e suavium

Mais ditados impopulares