Foi só pegar na cavaquinha

Já vou começar avisando que cavaquinha não é a versão feminina do cavaquinho. Cavaquinho é um instrumento cordofone de 4 cordas e 17 trastes. Já a cavaquinha é o nome popular de algumas espécies de crustáceos decápodos da sub-classe pleocyemata. Tem o aspecto de um lagostim (parece um grande camarão com quelas, que são aquelas duas garras maiores do primeiro par de patas).

Isso esclarecido, vamos ao que interessa. Aproveitando que tinha no freezer 3 caudas de cavaquinha, resolvi enfrentar mais uma vez o fogão, tendo a companhia da minha cuca auxiliar Letícia. O cardápio proposto foi cavaquinha e risotto.

Fase 1 : os preparativos

A pior coisa para um cozinheiro é lembrar no meio da confecção de um prato que esqueceu de separar algum ingrediente. Pior, ter de parar a execução para procurar onde está aquele tempero especial e descobrir que não tem mais. Aí dá-se a boa e velha desculpa do improviso, também conhecido como quebra-galho ou gambiarra. O resultado final costuma ser duvidoso. Curcuma não é açafrão. Sal grosso não é flor-de-sal e orégano não entra na composição de ervas de Provença.

Primeiro fervi as cavaquinhas e tirei a carne da casca. Cortei em tiras e a Letícia temperou com flor-de-sal, pimenta do reino branca e ervas de Provença (uma mistura de manjerona, manjericão, alecrim, sálvia, segurelha e tomilho - em algumas casas de importados encontram-se algumas combinações que ainda podem ter feno grego e alfazema) e deixamos separadas.

Depois os ingredientes do risotto. Arroz arbório numa xícara, a manteiga, diluimos o açafrão, pegamos o vinho, preparamos o caldo de peixe. Eu descasquei e ralei a cebola sozinho, ainda não faço essas maldades com crianças. Também deixamos o sal e a pimenta do reino por perto.

Fase 2 : a execução

Começamos pelo risotto que leva mais tempo. A ceita do risotto é a mesma que você encontra aqui, com a única diferença que. ao invés de caldo de carne, usei caldo de peixe que combinava melhor com a cavaquinha.

A Letícia trabalhou arduamente mexendo o arroz, até o ponto em que me perguntou se eu não cansava de ficar em pé mexendo por tanto tempo, ou seja, ela tinha cansado. Assumi a colher de pau, enquanto ela arrumava a mesa.

Quando estava quase acabando o risotto, num frigideira funda coloquei uma colher de manteiga (poderia ser azeite, mas como o risotto é feito na manteiga preferi usar a mesma coisa para não chocar sabores) e quando estava quente, as tiras de cavaquinha temperadas. Quando estavam bem grelhadas adicionei um copo de vinho (o mesmo usado no risotto) e cozinhei até evaporar o álcool (cerca de 3 minutos).

Fase 3 : o serviço

Montamos os pratos com o risotto e a cavaquinha e enfeitamos com as cascas que tínhamos guardado (e que amanhã vão para a escola para os colegas verem).

A Letícia e o Samuel tomaram suco de laranja. Nós consumimos o restante da garrafa do vinho branco que usei nos pratos. Um Chablis.

Normalmente, eu vou lavando as panelas e utensílios enquanto os pratos estão cozinhando. Quando faço risotto isso é impossível, pois não dá para abandonar a panela sozinha. Claro que não fui acompanhado na sessão faxina... o site da Discovery Kids era mais divertido que lavar louça.

Comentários

clau disse…
...uau!
Nossa, que maravilha...!
Eu penso, assim como as crianças, que nao existe melhor opçao que ir ver desenhos animados depois de um almoço assim!
Vai...é muito melhor que lavar louças ou ficar resolvendo calculos de fisica, n'è mm...?
Que do meu amor pela fisica nao me sobrou nadinha na memoria...se bem que me lembre, e vagamente, de um premio que recebi em uma "olimpiada de matematica" que fiz nos meus tempos neoliticos...hihihi!
Bjs!
Unknown disse…
Nossa o Juvenal tá aqui falando, que vc é concorrência desleal. pq ele não cozinha...

mas..ninguém é perfeito, né?

bijoks
Anônimo disse…
Que bagunça você deve ter aprontado, para todo mundo disfarçar e ir assistir desenho...kkkkkkkk, mas parece delicioso, meu marido também tem mão boa na cozinha, mas tenho que esconder o vidro de pimenta... da última vez cheguei da aula e comi uma sopa "lavada"...kkkkkk

Postagens mais visitadas deste blog

Poemeto sintagmático

Basium, osculum e suavium

Mais ditados impopulares