A salsicha do Pisek

Dizem as más línguas que quem sabe como as salsichas são feitas não as come. A salsicharia do Harry Pisek desafia essa lógica.

O preparo da salsicha é uma técnica antiga de preservação de alimento.É feita a partir de carne crua, gordura animal, ervas e especiarias e outros ingredientes. Normalmente, a salsicha obtém seu formato por conta de sua embalagem comestível, historicamente feita dos intestinos de animais, e, mais modernamente, fabricada de forma sintética; devido a isto, são classificadas como produtos embutidos, , com o intuito de que se obtenha uma maior preservação da salsicha, ela pode ser curada ou até defumada.

A fábrica do Harry fica no caminho para o Horto Florestal e, apesar do título de "fábrica", o espaço de produção não é maior que uma cozinha comum. O espaço todo de fábrica e restaurante é uma simpática casa no estilo montanhês. Claro que, além de servi-las no restaurante, você também pode comprar exemplares dos 5 tipos de salsichas que ele fabrica.

O cardápio do restaurante vai muito além dos embutidos e contempla os clássicos da culinária alemã. Estavamos em seis pessoas e pedimos só um prato - e que prato! Era composto de um joelho de porco (einsbein) , costelas de porco (kassler) e três tipos de salsichas. Junto, batatas cozidas e repolho azedo cozido com mostarda.

O mais incrível é que, apesar de todos os componentes serem carnes de sabor forte, nada estava pesado. Comemos todos muito bem e ainda daria para fazer uma marmita (que não íamos levar para o hotel, é claro). Bebi uma cerveja alemã que estava bem leve e não competia com os sabores suínos.

A situação das crianças se inverteu em relação ao dia anterior, a Letícia se limitou a uma salsicha (que achou esquisita), o Samuel encheu a cara de joelho de porco, batata e repolho

A sobremesa foi um apfelstrudel. Simples. Massa finíssima e muito recheio - só de maçã. Só faltou beber um café - a desculpa é que a máquina estava quebrada. Uma falha grave.

No cardápio uma informação de que em Setembro próximo o Harry vai abrir uma casa em São Paulo, na Rua Tupi. Não sei se acho isso bom, geralmente abrir filiais costuma deteriorar a qualidade de restaurantes - especialmente nesse caso, o porco engorda aos olhos do dono. Vamos ver o que acontece.

Comentários

Taty disse…
Mmmmmm, lambi os beiços, adoro comida alemã e este artigo lembrou minhas andanças pela Alemanha, hehehehe....Agora também quero comer tudo isso!
Unknown disse…
no post anterior, ia te explicar que pessoas normais, ( me contaram, não é meu caso), vão as lojinhas pra comprar lembrancinhas pros queridos que não foram , porque não rola levar
marmita...então, depois dessa saborosa leitura, penso, e porque não trouxe a marmita pra mim?!!!...

brincadeirinha.

bijok
clau disse…
Ahm...?
Melhor nao saber mm!
'To brincando.
Aqui na Umbria, "dizem" que os embutidos foram inventados pela populaçao sediada ali das montanhas de Norcia, desde a idade da pedra, e muuuito antes que os alemaes, ou belgas, sonhassem com o assunto!
Eram os pioneiros na caça, e até criaçao de javalis, da qual a regiao é plena. Dai em épocas recentes, quer dizer, romanas, eram conhecidos criadores de porcos e de carnes condimentadas metidas dentro de tripas e bexigas, a secar.
Coisa comprovada pela arqueologia, e outras ciencias afins.
Dai chamarem os embutidos, tb, em toda a Italia, de "norcinerie".
Aqui, salsicha è linguiça, e wurstel è a salsicha, vera e propria.
E eu, como boa emiliana, defendo a mortadela!Com as suas abusadas fatias fininhas...
Sem pensar que, nos tempos atras, era feita, basicamente, com carne de asino ou equina...beh!
Um dia falarei disto no meu canto tb!
Bom apetite!
Anônimo disse…
Deve ter sido uma delícia, mas só uma perguntinha boba, você tira fotos em todos os lugares que come, ou pega na internet?

Se você tira fotos, já estou imaginando a cena...kkkkkk
Fábio Adiron disse…
Vilma

Tem fotos de todos os tipos por aqui, Google Images, fotos que eu tirei, originais dos locais

Essa do Pisek é do próprio site deles, que eu também não estou pagando mico toda hoe...risos

Postagens mais visitadas deste blog

Poemeto sintagmático

Basium, osculum e suavium

Mais ditados impopulares