Breve introdução à Internet

URL é a sigla para Única Riqueza Livre, equivale ao valor que se esperava obter da Internet, no conceito de seu criador, Ruy Barbosa. No entanto o encilhamento promovido pelo mesmo provocou uma bolha que estourou durante o governo de Deodoro da Fonseca e só foi absorvida mais tarde após a saída da AOL do Brasil.

Quando o águia de Haia debatia, nas mais diversas línguas, os seus conceitos de internacionalização, foi que teve a idéia de criar a Internet. Acabamos nem sabendo muito a respeito da sua real contribuição ao concerto das nações, porque ele estava distraido com sua nova idéia e não documentou os seus discursos. De qualquer forma, imaginou que toda as estruturas de governo poderiam ser divididas em três domínios (mais tarde conhecidos como PontoCom, PontoNet e PontoOrg).

Durante discussões constitucionais defrontou-se com a falta de uma página dos seus manuscritos - a 404. Daí convencionou-se o código de página não encontrada. Na 403 existia um bilhete de sua amante, o que fez com que a mesma acabasse sendo uma página proibida.

O problema de Ruy Barbosa é que ele não tinha muita familiaridade com computadores. Talvez pelo fato de que ainda não tinham sido inventados. Na sua concepção original a Internet seria operada por uma revoada de gansos puxando uma carruagem cheia de livros e entoando a ária de Dó em semínimas. Daí o surgimento dos dó-semínimos que a língua reduzida da nova ferramenta abreviou para dómínios (não se esqueçam que Barbosa era bahiano).

HTML, a linguagem mais popular da rede, quer dizer "Hoje tem mais lentidão". Quando surgiu, a esperança é de que fosse possível se adotar uma língua comum (um tipo de esperanto digital) e que a ária em dó semínimo pudesse ser entoada usando versos nessa nova semântica. O problema foi tentar ensiná-la aos gansos que acabavam voando mais vagarosamente, pois tinham dificuldade em interpretar os caracteres ciríacos em que era escrita.

HTTP foi uma sigla criada nos laboratórios de criação dos gansos e queria dizer Holística de Treinamento Total de Patos. Um projeto secreto que visava substituir os gansos por patos e deixar os primeiros dedicados exclusivamente à produção de patês de fígado - idéia dos opositores da campanha civilista de Ruy Barbosa. Como a idéia não vingou, os especialistas negam sua existência até os dias de hoje.

Mas é verdade, tanto que apenas a suspeita de que os gansos seriam destronados da carruagem levou Barbosa ao exílio em Londres, onde escreveu a sua famosa máxima sobre a sua Internet : "Ganso é que nasci, ganso é que eu sou, de ganso não me hão de livrar enquanto houver linhas discadas, e a avicultura for livre (...)"

Na próxima aula explicaremos o que vem a ser WWW, PHP e XML, assim como a campanha abolicionista influenciou os desenvolvedores de Flash.

E não deixem de se matricular no curso avançado onde será explicado como os gansos, em sua rota migratória da Bessarábia para o Timor Leste, sofreram mutações genéticas que deram origem aos Blogs.

Comentários

Anônimo disse…
Aguardo novas aulas... agora preciso alimentar meu ganso mutante... ahuahuahuahua
clau disse…
Entao 'ta!
Assim que eu terminar de aprender a usar a calculadora, posso me dedicar mais à esta coisa toda, que vc esta falando.
E quem sabe se eu, telefonando pro Rui Barbosa, acelero este meu processo?
Sempre dentro da mais autentica cultura do energumeno.
Boh!...
Hihihihi.
Anônimo disse…
Será que não dá para incluir explicações sobre o que é IP, POP e SMTP??
Anônimo disse…
estou sem palavras... tu usou tudooooooooooo fabiio, kkkkk. de onde vem toda essa criatiividade? pobres gansos, agora que soube que eles são os responsáveis pelo meu blog secreto (tenho há 6 anos) fico com dó, será que ganso e pato são da mesma família? estou me sentindo uma pata, por que? :)))
beijão, tu é o máximo dos máximos, to até com dor "nos carrinhos" como dizia minha avó quando ria muito. a boca ta grudada na orelha, :)

Postagens mais visitadas deste blog

Poemeto sintagmático

Basium, osculum e suavium

Mais ditados impopulares