O automóvel

Em homenagem ao tetra da Vilma

Como todos sabem, Genaro Romisetta construiu o primeiro carro popular da indústria brasileira. Mas o empreendedor sino-itabirense não foi original, já que baseou sua criação em alguns exercícios de design que haviam sido desprezados por Leonardo da Vinci.

O automóvel, uma carruagem automotiva, foi inventado no Nepal. O nome do inventor foi traduzido para a linguagem ocidental como Chico Gasolina, uma vez que é quase impossível pronunciar o nome real em nepalês.

Anos mais tarde o inventor foi homenageado pela indústria petrolífera e o líquido usado como propulsor foi batizado com o seu nome (atualmente é batizado com água e álcool)

Como tantas outras invenções, essa também foi acidental. Gasolina dirigia calmamente seus carro de bois pelas escarpas do Himalaia quando perdeu as rédeas numa das íngremes descidas locais, passando por um vilarejo a 10 km/h e, pelo seguinte a 20 km/h, deixando em pânico os citadinos e os iétis.

O carro só parou quando encontrou a subida do outro lado do vale. Chico ficou tão empolgado que soltou o breque e voltou de ré, repetindo a sua fabulosa performance, só para demonstrar as possibilidades da nova invenção.

Depois do ocorrido, os iétis nunca mais foram avistados.

Já a motocicleta foi criada pelo jovem basco Marcus Cicleta. Durante um passeio de bicicleta (uma invenção do seu avô Bibi Cicleta), ele teve a idéia de colocar um propulsor no veículo. O nome da nova invenção foi a combinação do nome do periquito de sua tia, com o seu sobrenome. O museu de Marcus Cicleta pode ser visitado em Gipuzkoa

Comentários

Bel disse…
Sua criatividade é mesmo digna de nota. Confesso que fui googlar pra ver se tinha algum fundo de verdade... hehehehe
Maria disse…
a bel te salvou, não contou se tinha algum fundo de verdade...
nem de bibi cleta sei andar, acredita? aos doze anos inventei de por os pés no quidom e descer um morro e o resultado foi péssimo. só não apanhei da minha mãe por estar muito macgucada, fiquei dias no horpital, quebrei dentes, enfim... até hoje odeio o bibi.
:(
beijãooooooo.
Anônimo disse…
Só agora vi isso? kkkkk, Chico gasolina? seria eu uma descendente do sr Francisco? melhor ficar quieta... vai que o pessoal da seguradora leia isso, perco meu desconto...

Vilma- chorando de tanto rir...ahuahuahuahua
Braulio França disse…
Será que foi em gipuskoa que inventaram o gipe...
Fábio Adiron disse…
Braulio, o gipe foi inventado em Indian Springs por Jeremy Gipe, pode conferir aqui :

http://www.classmates.com/directory/public/memberprofile/list.htm?regId=592049081
Anônimo disse…
Na próxima me explica a origem do metrô. Eu tenho a impressão que quem inventou foi o Jeca Tatu.

Postagens mais visitadas deste blog

Poemeto sintagmático

Basium, osculum e suavium

Mais ditados impopulares